a região

Região Demarcada do douro

A Quinta Ribeiro da Vila situa-​se no lugar da Coleja da fregue­sia do Seixo de Ansiães do Concelho de Carrazeda de Ansiães. É no coração do Douro que as uvas do vinho Quinta Ribeiro da Vila, crescem e amadurecem. É a combinação do clima e do solo da região, que dão ao nosso vinho umas características únicas e apaixonantes.

Na zona envolvente encontram a Senhora da Ribeira, local fabuloso, junto às margens do rio Douro, com uma paisagem de deixar qualquer um encantado e com vontade de voltar. Pode desfrutar da belíssima paisagem, almoçar confortavelmente no restaurante da região e apreciar um verdadeiro néctar. Apreciar o vinho Quinta Ribeiro da Vila.

Os socalcos do Douro, abrigados dos ventos húmidos graças às serras do Marão e de Montemuro, nascem alguns dos vinhos mais apreciados mundialmente. Com um aroma suave e um sabor delicado, o vinho do Porto, fortificado com aguardente vínica, é sempre uma referência para quem visita a região. Este não é o único atrativo, uma vez que nos últimos anos os vinhos de mesa do Douro têm vindo igualmente a ganhar uma grande expressão a nível internacional. O clima quente e seco no Verão e rigoroso no Inverno, contribui para a qualidade destas uvas, assim como o solo xistoso, que obriga a que as raízes penetrem até grandes profundidades. Uma pequena parte da produção tem origem em solos graníticos.

A Região Demarcada do Douro foi instituída no reinado de D. José I (1714−1777), pelo seu Primeiro-Ministro e futuro Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo (1699−1782), por Lei de 1756, ano em que também se instituiu a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Foi esta insti­tu­ição que, nesse ano e seguintes, demarcou e regulamentou a região produtora de vinhos, então designada por Feitoria, podendo considerar-​se a primeira a nível mundial a ser criada com este nível de rigor e exigência. A demarcação inicial foi sucessivamente ampliada ao longo dos anos, sem, no entanto, se desvincular das suas raízes originais.